endodontiki

Gengivas e ossos saudáveis. A base do seu melhor sorriso.

PERIODONTIA: Não tratar a periodontite pode levar à perda dos dentes!

A doença periodontal acomete os tecidos em torno dos dentes (gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes). A manifestação é muitas vezes indolor e, por isso, o tratamento nem sempre é buscado. As manifestações periodontais mais comuns são a Gengivite e a Periodontite, sendo que só a última leva à perda óssea. O agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva.

Tratamento

As doenças periodontais são tratadas através do controle da infecção e da remoção da placa que contém os germes nocivos. Pode-se fazer a raspagem, retirada da placa endurecida (tártaro), de tecidos de granulação e de toxinas da gengiva. Já o alisamento da raiz do dente elimina pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.

Outra alternativa é o uso de um líquido para higiene bucal contendo uma clorhexidine ou prescrição de antibióticos. Em último caso, a cirurgia pode ser recomendada.

Halitose (Mau Hálito)

Uma das causas do mau hálito são as doenças periodontais, principalmente a Periodontite. A placa associada com lesões periodontais leva bactérias para outras regiões orais como o dorso da língua, onde se colonizam contribuindo para a instalação do odor oral.

 Acompanhe em nosso BLOG mais informações sobre este e outros assuntos!

E se você está procurando um especialista, conheça a Vital Implantes!

Atendemos todas as especialidades (Brasília e Goiânia).